Unidos somos mais fortes!

SOBRE O NOSSO TRABALHO

O Grupo do Câncer dá amparo no tratamento de câncer de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde, (SUS).
Para ser atendida, a pessoa precisa ter um encaminhamento médico com exames comprovando a existência da doença. É necessário também a comprovação de baixa renda. Após o recebimento dos documentos necessários, o indivíduo é cadastrado pelo Serviço Social, suas necessidades emergenciais são detectadas e a partir deste momento ele começa a ser atendido.
O Grupo do Câncer visa criar mecanismos para a qualidade de vida e bem estar dos atendidos e seus familiares, orientação e encaminhamento a Redes de Serviços da Comunidade, todos os benefícios necessários para tratamento adequado e que estiver dentro da autonomia e critérios institucionais.
A seguir, alguns dos atendimentos oferecidos na unidade.


SERVIÇO SOCIAL

O serviço social tem como objetivo a garantia dos direitos e assistência para a população invulnerabilidade fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os atendidos socialmente. Um assistente social atua através de análises da realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais. Regulamentação a profissão lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993.


PSICOLOGIA

Tem como objeto de estudo o comportamento social dos seres humanos no contexto de grupos e aborda fenômenos como o encontro social, interdependência e interação social.
O Conselho de Psicologia de São Paulo tem a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo, de acordo com o estabelecido na Lei Federal n° 5.766, de 20 de dezembro de 1971.


REIKE

Reiki é uma técnica japonesa que utiliza a troca de energia para revitalizar e harmonizar o corpo, usando as mãos como fonte desta energia para promover bem-estar. Benefícios:

  1. Acalma, reduz o estresse e provoca profundo relaxamento, conforto e tranquilidade;
  2. Alivia a dor;
  3. Equilíbrio hormonal, redução das toxinas do organismo e acelera processos de regeneração;
  4. Fortalecimento do sistema imune;
  5. Diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico;
  6. Atua no tratamento de doenças crônicas e agudas como casos de sinusite, rinite, menopausa, cistite, asma, fadiga crônica, artrite, ciática, insônia;
  7. Auxilia na cura de doenças como o câncer, reduzindo os efeitos colaterais e nocivos da quimioterapia;
  8. Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético, alinhando os chacras e melhorando o fluxo e a distribuição de energia pelo corpo.
  9. Melhora nossa circulação sanguínea, conseguindo inclusive curar pequenas hemorragias.



FONOAUDIOLOGIA

O fonoaudiólogo é um profissional de saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiólogos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.


ODONTOLOGIA

Odontologia (português brasileiro) ou medicina dentária (português europeu) é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista ou Odontólogo ou Odontologista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil; em Portugal, os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doenças estomatológicas, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.


FISIOTERAPIA

É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
O Fisioterapeuta é habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.


NUTRIÇÃO

Nutrição é o processo de fornecimento aos organismos animais e vegetais dos nutrientes necessários para a vida. É também a ciência que investiga as relações entre o alimento ingerido pelo homem e as doenças, buscando o bem-estar e a preservação da saúde humana.
Nutricionista é o profissional de saúde que se especializa em nutrição humana. É de a sua responsabilidade planejar as refeições, elaborar cardápios e controlar programas de alimentação e nutrição.
A sua regulamentação se dá na lei numero 8.3234 em vigor desde 17 de setembro de 1991.


PREVENÇÃO

Prevenção corresponde a medidas gerais, educativas que objetivam melhorar a resitência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercícios físicos, repouso e contentação de estresse).
Frente ao exposto, podemos considerar ações preventivas às intervenções educativas direcionadas a população pra evitar o surgimento de doenças, com a finalidade de reduzir sua incidência e prevalência na população, como por exemplo, prevenção do cancêr, hipertensão e etc. Tem como foco as doenças, sua prevenção e formas de tratamento.