Unidos somos mais fortes!

Prevenção

A prevenção corresponde a medidas gerais e educativas (comportamentos alimentares, exercícios físicos, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco) que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos para que resistam as agressões dos agentes. Frente ao exposto, podemos considerar ações preventivas as intervenções educativas direcionadas à população para evitar o surgimento de doenças, com a finalidade de reduzir suas incidências e prevalências na população, como por exemplo, prevenção do câncer de colo, de hipertensão e de obesidade.

A prevenção é oferecida sem custo para empresas, escolas e a população em geral, através de agendamento prévio pelo telefone (17) 3500-2100. Serão abordados conteúdos que consistem em levar a prevenção ao conhecimento de todos e remover fatores causais, visando assim a diminuição da incidência da doença e a promoção da saúde e proteção específica.

DICAS DE PREVENÇÃO

1 – Pare de fumar! Está e a regra mais importante para prevenir o câncer.
2 – Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.
3 – Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana.
4 – A mulher deve fazer o auto-exame das manas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deverá submeter-se a uma mamografia de base.
5 – A mulher a partir dos 20 anos deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).
6 – O homem deverá fazer o auto-exame dos testículos todo mês.
7 – Os homens de 50 anos devem procurar o médico regularmente para o exame de toque retal para prevenir o câncer da próstata.
8 – Homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar ao médico um exame anual de sangue oculto nas fezes.
9 – Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior.
10 – Faça regularmente o auto-exame da boca e da pele.